top of page

PESQUISAS EM ANDAMENTO

O presente projeto tem como objetivo geral analisar as contribuições pedagógicas de Walter Benjamin para a educação contemporânea a partir das reflexões deste autor sobre a educação do seu tempo, mas sobretudo por seus estudos sobre temáticas que atravessam o campo educacional, tais como a infância, a linguagem e a formação humana. Tal projeto demanda intensa pesquisa bibliográfica em diversas obras do referido autor, assim como alguns de seus comentadores, que colocam entre as suas principais preocupações a questão da formação humana e sua decadência sob o modo de produção capitalista. Haja vista a importância deste autor clássico alemão, cuja produção teórica é considerada atualmente como uma das reflexões mais originais sobre a criança e a infância desde os primórdios do século XX. A pesquisa está organizada em 04 (quatro) etapas, que abrangem: 1. A revisão bibliográfica; 2. Coleta, organização do material bibliográfico; 3. Análise e interpretação dos dados; 4. Produção de materiais de pesquisa [relatório, artigo(s) e resenha(s)], com duração de 12 meses, e pretende contribuir com os estudos que compõem o grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar ? Sul, considerando que são conceitos-chave para as discussões envolvendo educação, seus sujeitos e tecnologias.

AS CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN PARA A EDUCAÇÃO: ATUALIDADES PEDAGÓGICAS DE UM CRÍTICO DE ARTES DO SÉCULO XX

Lidnei Ventura

Outubro/2019 (em andamento)

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA

Espera-se que esse projeto de pesquisa contribua no estabelecimento de vínculos entre o conhecimento existente (estudo da arte) sobre o tema da mediação pedagógica e sua interface com as tecnologias educacionais e o problema de pesquisa desse projeto, assim como apresente contribuições e reflexões para o aperfeiçoamento das práticas de mediação no processo ensino e aprendizagem na educação básica numa perspectiva distribuída, colaborativa e coletiva

Lidiane Goedert

Setembro/2023  (em andandamento)

Lidiane Goedert

Agosto/2021 (em andamento)

Essa pesquisa tem como objetivo principal apresentar funcionalidades e potencialidades pedagógicas de tecnologias digitais de rede para os anos iniciais do ensino fundamental. Para concretização deste estudo, será realizada uma revisão de literatura sobre inclusão digital e apropriação pedagógica das tecnologias digitais para subsidiar nossas análises. Será realizado um levantamento de campo (survey) com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Florianópolis, no qual serão identificadas as principais tecnologias digitais de rede utilizadas em sala de aula. Após isso, será desenvolvida uma pesquisa exploratória sobre o potencial pedagógico destes recursos, gerando um produto educacional (e-book) que poderá ampliar o repertório dos professores no que tange a utilização pedagógica das tecnologias digitais de rede nos processos de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Tecnologias Digitais de Rede nos anos iniciais do ensino fundamental: usos potencialidades pedagógicas

Karina Marcon

Setembro/2023 (em andamento)

Tecnologia e [semi]formação: uma análise dos produtos Nova Escola

Roselaine Ripa

Agosto/2021 (em andamento)

O presente projeto tem como objetivo geral analisar as concepções de tecnologia que perpassam os produtos da marca Nova Escola, em suas influências na fabricação e disseminação de modelos de práticas pedagógicas, à luz da Teoria Crítica da Sociedade. A revista Nova Escola foi criada em 1986 com o propósito de ?fortalecer o educador para transformar o Brasil?. Publicada pela Editora Abril, sua versão impressa foi distribuída ao longo de muitos anos de forma gratuita às escolas públicas brasileiras, devido ao financiamento do Ministério da Educação (MEC). Alguns pesquisadores se debruçaram sobre suas publicações e identificaram o poder de influência que ao longo das décadas a marca Nova Escola, mantida pela Fundação Victor Civita, exerceu na educação brasileira, ao apresentar seus produtos como capazes de apoiar, valorizar, formar e atualizar o professor. Em 2015, a distribuição da versão impressa foi finalizada e as publicações transferidas para a Fundação Lemann, que passou a ser a mantenedora da Associação Nova Escola. A marca investiu na Plataforma Digital e continua oferecendo diversos produtos online, mantendo-se como uma fonte de pesquisa para os professores e gestores brasileiros e atingindo milhares de usuários atualmente via o sítio , o que justifica outros estudos sobre seus produtos e concepções propagadas. Sendo assim, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, analisaremos as concepções de tecnologia que perpassam os produtos oferecidos pela marca Nova Escola, retomando o mapeamento das publicações impressas realizado em pesquisas anteriores (RIPA, 2010) e avançando para a análise dos produtos disponibilizados na Plataforma Digital. Para a análise dos dados, buscaremos na Teoria Crítica da Sociedade a fundamentação teórica, de forma a atualizar as discussões sobre a problemática do avanço tecnológico na sociedade administrada e seus impactos na [semi]formação dos indivíduos.

Karina Marcon

Agosto/2021 (em andamento)

PESQUISAS Concluídas

Inclusão digital em contextos educativos escolares: um estudo sobre a rede municipal de ensino de Florianópolis/SC

Karina Marcon

Fevereiro/2016

Entendidos como mais do que acesso aos artefatos tecnológicos da cultura digital, processos de inclusão digital pressupõem uma apropriação autoral, crítica e criativa das tecnologias digitais, por intermédio do reconhecimento do seu potencial participativo e comunicacional. Admitida a importância da inclusão digital no cenário educativo contemporâneo, pensamos ser urgente refletir sobre como estão acontecendo os processos de inclusão digital nas escolas. A partir desse contexto, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar as relações teórico-práticas dos processos de inclusão digital em espaços educativos escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Para concretização deste estudo de caso, será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de inclusão digital e suas relações com os processos de ensino-aprendizagem para subsidiar nossas análises. Igualmente será concretizada uma pesquisa de campo em 14 escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC, onde serão realizadas observações simples e entrevistas estruturadas com docentes, gestores e alunos, buscando responder ao problema de pesquisa deste estudo: de que forma estão acontecendo os processos de inclusão digital nos espaços educativos escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC?

O presente projeto tem como objetivo geral analisar os conceitos de técnica e tecnologia em Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse - teóricos da 1ª geração da chamada Escola de Frankfurt, para identificar seus nexos com a cultura e a educação no contexto atual. Para a consecução desse objetivo, está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir dos estudos dos textos desses autores da Teoria Crítica da Sociedade, considerados clássicos, procurando compreender suas abordagens, bem como os pontos convergentes e divergentes entre cada um deles. A pesquisa está organizada em 07 (sete) etapas, que abrangem a revisão bibliográfica, coleta, organização, análise e interpretação dos dados e pretende contribuir com os estudos que compõem o grupo de Pesquisa Nexos:  Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar  Sul, considerando que são   conceitos-chave para as discussões envolvendo tecnologia e educação.

CRÍTICA DA TEORIA CRÍTICA À TECNOLOGIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DOS AUTORES CLÁSSICOS DA ESCOLA DE FRANKFURT

Roselaine Ripa

Julho/2018

MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA: CONSUMO DE CONTEÚDOS DO YOUTUBE POR CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Karina Marcon

Julho/2020

Conectadas à internet, muitas crianças brasileiras consomem produtos da mídia social YouTube, com destaque para os produzidos por youtubers, ou seja, influenciadores digitais, personalidades, celebridades ou criadores de conteúdos da plataforma, adultos ou mirins. O YouTube hoje é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, e pesquisa recente (Tic Kids Online Brasil, 2018) aponta que mais de 80% das crianças e jovens brasileiros assistem vídeos, programas ou séries on-line. A partir desse contexto, essa pesquisa surge com o objetivo principal de investigar o consumo de conteúdos do YouTube por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa netnográfica que envolverá, também, a realização de uma pesquisa bibliográfica e de um levantamento em campo, por meio de uma roda de conversa, com três turmas dos anos iniciais do ensino fundamental: 1º, 3º e 5º anos. O estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: quais são os canais e os conteúdos do YouTube consumidos por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental?.

O projeto de pesquisa em tela possui como objetivo nuclear investigar as possibilidades da formação permanente de educadores populares em torno da temática da inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa profundamente atrelada com o Ensino e a Extensão Universitária, tendo em vista que surge do contexto de realização da Ação "Círculo de Cultura Digital". Desenvolvida em uma parceria da UDESC com a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (ETHCI-CUT), esta Ação de Extensão intenciona a efetivação de processos de inclusão digital ? popular com trabalhadores jovens e adultos. Derivado das dificuldades postas pela prática pedagógica deste contexto, este projeto de pesquisa é igualmente apresentado em parceria, visando investigar o seguinte problema: "De que maneira a formação permanente dos educadores da ETHCI-CUT e UDESC pode se constituir em lócus de (re)criação da práxis político-pedagógica desenvolvida na Ação de Extensão Círculo de Cultura Digital?". Para tanto, nos basearemos na metodologia de ressignificação e transformação da práxis pedagógica, proposta por Benincá (2010), em um contexto de pesquisa participante (BRANDÃO; STRECK, 2006, LE BOTERF, 1985). As opções metodológicas, no tocante aos instrumentos de coleta dos dados, situam-se na observação participante, registros escritos e imagéticos, questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados serão analisados a partir dos parâmetros teórico-metodológicos do materialismo histórico e dialético (CURY, 1979; MARX, 2008; FRIGOTTO, 2001). Pretendemos com esta investigação criar um contexto de reflexão crítica sobre a prática pedagógica, intencionando transformá-la em um contexto de fortalecimento da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.

FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES POPULARES EM INCLUSÃO DIGITAL – TESSITURAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Vitor Malaggi

Julho/2018

bottom of page